1) Para graduações de  kiu e yudansha,  é obrigatório a presença de um shihan. A presença de um Shihan do Brazil Aikikai, substitui a banca examinadora em qualquer lugar do Brasil .    Sua presença pode ser substituida por um delegado oficial por eles designado a seu exclusivo criterio.

2)Shidoin com graduação de 4 Dan poderão realizar exames de 5º a 1º Kyu ou então , através de uma  banca examinadora com no mínimo 3 (três) professores com nível mínimo de sandan (faixa preta terceiro grau) devidamente reconhecidos pelo Aikikai de Tokyo ..

 

Não havendo um Shihan presente os exames de Kyu poderão serem feitos através de uma banca examinara composta da seguinte forma:

 Em São Paulo  para graduações até de 5º Kyu a 1º Kyu:

a) Os exames de faixa serão executados em locais agendados antecipadamente por 6 meses e serão feitos em um local especifico para tal  na forma acima estabelecida.

 

2) FORA DE SÃO PAULO:

Os exames poderão serem agendados no endereço dos dojos afiliados havendo duas condições:

 

a) Até 200 km de São Paulo sede do Brazil AIkikai.:

Através de uma banca examinadora com no mínimo 3 (tres) faixas pretas com nível de sandan conforme acima mencionado no item 1 sendo um shidoin

 

b) Além de 200 Km de São Paulo:

Através da banca examinadora se o dojo local puder arcar com as despesas de locomoção e honorários dos professores com nível de sandan até o local do exame, sendo que o resultado do exame com a aprovação dos candidatos ou reprovação será informado imediatamente após o exame.

 

c)Em caráter exepcional em locais efetivamente distantes de onde residam membros da banca examinadora,  lideres de dojos associados poderão fazer exames de kyu em seus alunos documentando o mesmo através de filme a ser enviado a comissão examinadora para fiscalização a saber:

 

c1)Lideres de dojos com graduação até shodan poderão examinar até 2º Kyu.     

c2)Lideres de dojos com graduação   até nidan poderão examinar até 1º Kyu.

Obs: No caso do item "c" acima, a comissão examinadora poderá recusar qualquer promoção feita após assistir e julgar o exame registrado pela filmagem.

 

IMPORTANTE:

1)Um dojo associado, não terá seus alunos examinados pela comissão organizadora se os mesmos não estiverem usando o simbolo do Brazil AIkikai em seu dogui, bem como estiver vencido o prazo de validade do certificado de habilitação técnica da organização.

 

2)Antes de qualquer exame, o lider do dojo deverá inscrever seus alunos no cadastro do site, agendar o exame e imprimir as respectivas fichas através do proprio site. Uma vez os alunos aprovados, a secretaria do Brazil AIkikai lancará as respectivas promoções para que as mesmas fiquem publicamente anunciadas e confirmadas. È indispensável portanto o fornecimento do RG de cada aluno no cadastro pelo lider de cada dojo quando o cadastra.

3)Qualquer líder de dojo associado que tiver 3º Dan no Brazil Aikikai automáticamente poderá fazer parte da comissão examinadora através de indicação pelo Diretor  Técnico de comum acordo com o presidente do Brazil Aikikai.

4)Nenhum exame será realizado se as respectivas taxas nacionais no caso de exame para kyu ou internacionais no caso de DAN não forem pagas com pelo menos 15 (quinze) dias antes do respectivo exame. As taxas para exame de faixas pretas sáo as cobradas pelo Aikikai Hombu Dojo do Japão. As taxas dos exames de kyu, fukushidoin e Shidoin constam deste site na página " Custos de Insumos e Taxas" .



MENU

PÁGINA INICIAL

Contatos, solicitações de exame ou adesões - Fone: (011) 2577 5069 secretaria.brazil@aikikai.org.br

Confederação
O que é Aikido?
Beneficios
Doshu Cronologia
Objetivos e princípios do BRAZIL AIKIKAI
Exames
Certificados
Custos de insumos e Taxas
Exigências técnicas e atividades para os exames
INFORMAÇÕES SOBRE O AIKIDO
OS BENEFÍCIOS DO AIKIDO
TITULOS DE ENSINO
GRANDE EVENTO EM JUNHO 2007 COM CHRISTIAN TISSIER 7º DAN
Candidatos aprovados nos exames do Brazil Aikikai
Como associar-se
GASHUKUS E SEMINARIOS
ENDEREÇOS , LINKS DE DOJO ASSOCIADOS AO BRAZIL AIKIKAI
LOCAIS ONDE SE PODE TREINAR AIKIDO FILIADOS E RECONHECIDOS PELA CONFEDERAÇÃO
Painel de controle
Esconder