A Confederação Brasileira de AIkido-Brazil Aikikai concederá titulos de ensino aos instrutores desta organização a saber:

FUKUSHIDOIN   (professor Assistente):                                      Este título é concedido mediante   um exame de habilitação onde o canditado deverá não somente comprovar conhecimentos técnicos e teóricos sobre a arte, mas também demostrar que tem conhecimentos didáticos para esta função. Para se poder candidatar o candidato deverá ter pelo menos a graduação de nidan faixa preta 2º Grau.Este certificado é emitido pela Confederação e assinado pelo diretor  Técnico e Presidente.

SHIDOIN   (professor Titular):                                                 Este título é concedido mediante   um exame de habilitação onde o canditado deverá não somente comprovar conhecimentos técnicos e teóricos sobre a arte, mas também demostrar que tem conhecimentos didáticos para esta função sendo pessoa idônea, com liderança, maturidade no ensino da arte comprovado. Para se poder candidatar o candidato deverá ter pelo menos a graduação de  faixa preta 4º Grau. Este certificado é emitido pela Confederação, e assinados pelo Diretor Técnico e Presidente.

SHIHAN (mestre máximo, PHD):                                                 No passado, até 2002, quando um praticante dava aulas de aikido e era promovido para 6º Dan, ele automaticamente era chamado de SHIHAN, pelo AIkikai Hombu Dojo, não havia um certificado especifico para este titulo, embora algumas pessoas tivessem  um consignados pelo Doshu Kishomaru porque o solicitaram. Após 2002 no entanto, a situação foi regularizada, e a partir desta data, foi criado um certificado de Shihan que é emitido no Japão. Após completar 6 anos de ensino da arte, e ser considerado uma pessoa que comprovadamente está formando alunos de nivel internacional, o Aikikai Hombu Dojo, aceita uma "application" (pedido) de análise de alguma pessoa indicada por uma organização oficialmente reconhecida no pais pelo Hombu Dojo (ver relação das organizações no site www.aikikai.or.jp).  Nos meses de novembro e dezembro uma comissão de alto nivel de confiança do Doshu examina o pedido, e o canditado , se aprovado,  tem sua graduação anunciada na festa de Kagami Biraki no começo de janeiro. Ou seja, acaba demorando 7 anos na prática o tempo mínimo para se ter esta graduação se tudo estiver de acôrdo. Se o pedido for recusado, então a organização que o recomendou para o titulo, deve aguardar dois anos para entrar com o novo pedido de análise.O candidato aprovado recebe o diploma emitido pelo Aikikai Hombu Dojo.



MENU

PÁGINA INICIAL

Contatos, solicitações de exame ou adesões - Fone: (011) 2577 5069 secretaria.brazil@aikikai.org.br

Confederação
O que é Aikido?
Beneficios
Doshu Cronologia
Objetivos e princípios do BRAZIL AIKIKAI
Exames
Certificados
Custos de insumos e Taxas
Exigências técnicas e atividades para os exames
INFORMAÇÕES SOBRE O AIKIDO
OS BENEFÍCIOS DO AIKIDO
TITULOS DE ENSINO
GRANDE EVENTO EM JUNHO 2007 COM CHRISTIAN TISSIER 7º DAN
Candidatos aprovados nos exames do Brazil Aikikai
Como associar-se
GASHUKUS E SEMINARIOS
ENDEREÇOS , LINKS DE DOJO ASSOCIADOS AO BRAZIL AIKIKAI
LOCAIS ONDE SE PODE TREINAR AIKIDO FILIADOS E RECONHECIDOS PELA CONFEDERAÇÃO
Painel de controle
Esconder