NOSSA MISSÃO

ORGANIZANDO O AIKIDO OFICIAL E COM NÍVEL TÉCNICO INTERNACIONAL NO BRASIL



Existem praticantes, escolas (ryu) e dojos de Aikido no Brasil que querem trabalhar politicamente independentes bem como desenvolver seu próprio estilo e precisam de reconhecimento e certificados de graduação para melhor poderem desenvolver suas atividades de divulgação e ensino de arte mas querem ser reconhecidos junto ao Aikikai do Japão e assim poderem promover seus alunos dentro da tradição e critérios oficiais nacionais e internacionais.

Outros estão necessitando aprimorar seus conhecimentos técnicos de forma a possuírem nível técnico de padrão internacional, e precisam ter acesso à participação em seminários aulas e ter contatos com grandes mestres do Aikido mundial estarem ligados a uma entidade que lhes mantenham atualizados e bem informados. Essas pessoas ou organizações podem obter esta condição através da Confederação Brasileira de Aikido - Brasil Aikikai, entidade certificadora, e promotora do Aikido de Alto nível no Brasil seguindo o estabelecido pela sede internacional, o Aikikai Hombu Dojo de Tókyo, Japão.

O Brazil Aikikai não tem por objetivos agrupar pessoas ou organizações para formar um grupo único seguindo apenas um professor ou uma escola. A idéia é ajudar as escolas e mestres e praticantes, a desenvolver o Aikido da forma correta proposta pelo Fundador, permitindo-lhes vinculação com a família Ueshiba e certificá-las nos moldes internacionais e nacionais de forma oficial e reconhecida oficialmente. As promoções no Brazil Aikikai não tem critérios políticos, mas técnicos e candidatos são através de uma comissão técnica que os examina criteriosamente de forma isenta de fatores políticos, bastando para se ter sucesso nos exames apenas competência técnica. Cabe ao professor do candidato a responsabilidade de avaliar sua condição moral e de caráter que deve ser compatível com os nobres e éticos princípios do Caminho do Aikido.

Como uma Confederação Nacional, o Brazil AIkikai congrega várias organizações que possuem senseis líderes do Aikido Brasileiro, cada um com sua escola, e metodologia de ensino, mas seguindo os princípios gerais básicos divulgados pelo Aikikai de Tokyo, de forma a garantir exames e orientações técnicas feitas por uma comissão julgadora e orientadora de alto nível técnico evitando assim que pessoas venham a receber graduações ou ensinamentos distorcidos. Neste sentido presta serviço a comunidade como uma entidade colaboradora na fiscalização e proteção ao público interessado como referência segura para a boa prática do Aikido no país.

A entidade também é uma oportunidade para que os praticantes e instrutores de Aikido no Brasil possam conhecer e treinar com outros mestres de alto nível sem barreiras politicas ou preconceitos e assim ampliar seus conhecimentos técnicos e teóricos se relacionando em aulas, eventos e encontros promovidos pela Confederação. Através da filiação abre-se um canal para se convidar mestres do exterior para cursos, work shops do Aikido e suas outras aplicações como por exemplo, ensinando o AIKIDO em treinamento de executivos de empresas usando estratégias do Aikido para liderar, e trabalhar em harmonia, bem como para agencias de segurança, atavés do método TAKEPOL - BRAZIL AIKIKAI de aprisionamento e controle policial ou em ações similares.
Também se algum intrutor necessitar de orientações e intruções e algum mestre e maior conhecimento pra se aprimorar no Aikido, se estiver afiliado à Confederação poderá ter esse apoio. e inclusive se desejar, escolher esse mestre para ser seu mentor, assumindo a relação tradicional, "Senpai Kohai" (mestre aluno), quando esse receberá ensinamentos superiores ou secretos do mesmo tornando-se seu aluno. Existe um diretor técnico na Federação, mas cada instrutor é livre para escolher seu orientador que preferir. Os exames de promoção e graus (faixas) em qualquer caso deverão serem feitos baseados no programa mínimo padrão que poderá ser visto em DVD, e lista constante no menu deste site.

O objetivo principal que norteia as ações da Confederação Brasileira de Aikido-BRAZIL AIKIKAI, é manter um nível técnico referencial do Aikido do Brasil dentro dos padrões internacionais , e criar um organismo de mútuo apoio entre professores e organizações sérias e representativas do Aikido do Aikikai no Brasil visando ajudar, apoiar e compartilhar . A entidade é aberta a todos que querem promover o bom Aikido do Aikikai no país vinculados à Fundação Aikikai do Japão respeitando o Doshu Moriteru Ueshiba, neto do Fundador.


MENU

PÁGINA INICIAL

Contatos, solicitações de exame ou adesões - Fone: (011) 2577 5069 secretaria.brazil@aikikai.org.br

Confederação
O que é Aikido?
Beneficios
Doshu Cronologia
Objetivos e princípios do BRAZIL AIKIKAI
Exames
Certificados
Custos de insumos e Taxas
Exigências técnicas e atividades para os exames
INFORMAÇÕES SOBRE O AIKIDO
OS BENEFÍCIOS DO AIKIDO
TITULOS DE ENSINO
GRANDE EVENTO EM JUNHO 2007 COM CHRISTIAN TISSIER 7º DAN
Candidatos aprovados nos exames do Brazil Aikikai
Como associar-se
GASHUKUS E SEMINARIOS
ENDEREÇOS , LINKS DE DOJO ASSOCIADOS AO BRAZIL AIKIKAI
LOCAIS ONDE SE PODE TREINAR AIKIDO FILIADOS E RECONHECIDOS PELA CONFEDERAÇÃO
Painel de controle
Esconder