OS BENEFÍCIOS DO AIKIDO


A prática do Aikido, bem como das artes marciais japonesas tradicionais, não requer experiência prévia em artes marciais, não depende da idade e pode ser praticado por todo tipo de pessoa. Se você está pensando em  iniciar uma atividade física, e/ou fortalecer corpo, mente e espírito, aliado a um método efetivo de defesa pessoal, o Aikido é para você.
O AIKIDO é uma arte marcial japonesa tradicional, cujos vocábulos podem ser traduzidos da seguinte maneira: AI (harmonía / união), KI (energia /espírito), e DO (caminho). Não é um esporte nem uma arte de combate, trata-se de uma prática cujo foco é a busca interior.
Homens, mulheres, crianças, adultos, pessoas na terceira idade, dos 6 aos  80 anos, são encontrados nos dojos (locais de prática) em todo o mundo.
Através de um exercício sincero e disciplinado consegue-se um eficaz   método de defesa pessoal.
Durante o treinamento mudam-se os papéis de atacante e atacado e eles se desenvolvem mediante o estudo de técnicas eficientes de imobilização e  projeção. O estudante corrige sua postura e a amplitude de seus movimentos através do trabalho a mãos nuas e, também, com armas como o "Jô" (bastão de madeira), o "bokken" (espada de madeira) e o "Tanto" (faca de madeira).
No Aikido cultiva-se as sete virtudes do guerreiro conforme o "Bushido"   (código dos samurais): justiça, valor heróico, compaixão, cortesia, honra, sinceridade e o sentido de dever e de lealdade.
O Aikido não é um esporte nem uma arte de combate. Ele trabalha o desenvolvimento da percepção, para enxergarmos melhor o mundo visível e o  invisível, e passarmos a respeitar as leis que os regem (Kannagara no  Michi).
Na prática do Aikido desenvolve-se o relaxamento, a concentração, a  não-resistência, a ausência de espírito de competição, a respiração  abdominal, a ausência do conceito de adversário, a consciência do "parceiro",  buscando-se formar a ideia de complementariedade, sempre  aumentando o uso do ki (Energia Interna).
O treino apresenta benefícios, físicos, biológicos, psicológicos,
técnicos, e espirituais. Através de sua ginástica especial, baseada nos movimentos circulares de defesa e métodos de respiração alcança-se o  melhoramento do sistema cardio-vascular, neuro-muscular e metabólico, além  da melhora das aptidões e capacidades de coordenação motora, aumentando a
saúde, a flexibilidade e a força.
Com o treinamento, a pessoa aprende um eficiente sistema de defesa   pessoal, aprimorando nossa reação inconsciente e reflexiva diante de  situações de conflito. Até o GOE (Policia Especial de São Paulo) usa para  seus homens. No treinamento gera-se uma confiança maior em si e em seu  potencial, criando habilidades para superar os obstáculos e medos mentais.
Desenvolve-se o aumento da vontade, o auto-dominio e o conhecimento das  qualidades e debilidades próprias.

Impregnado da filosofia japonesa tradicional que envolve muitas tradições  religiosas, entre elas o sincretismo entre o xintoísmo, budismo, taoísmo e  confucionismo, e no respeito às leis naturais, o treinamento do Aikido  busca a percepção e o exercício da harmonia, unidade e ação conjunta entre  corpo-mente-espírito, mediante a ressonância com todas as energias, seja  através da respiração ou até na alternância dos fenômenos do dia-a-dia.
No dojo se fazem grandes amizades, inclusive acontecem casamentos pois, na  relação próxima, as pessoas acabam se conhecendo por inteiro, surgindo  grande empatia e relações interpessoais diferentes da violência, dirigidas  à compreensão e respeito ao outro, respeito esse extensivo ao meio  ambiente, à natureza e ao universo.
 Outro aspecto importante é o aprendizado de como devemos lidar com  a   frustração. Durante o treinamento em alguns momentos encontramos barreiras  para progredir, e isto frustra o praticante, possibilitando-o  confrontar-se com ela.
A insistência em superar esses momentos, com a disciplina e a persistência  ensinada no dia-a-dia do dojo, faz com que todos (adultos ou crianças)  aprendam a passar por essas experiências e superá-las, coisa que será  muito útil posteriormente em suas vidas, e esta possibilidade acaba sendo  algo de enorme valor para nosso sucesso pessoal e profissional.
 A pessoa com espírito fraco, nestas ocasiões, tendem a perder a motivação  ou mudar para outra atividade que não as frustre. O mesmo acontece em  muitos casamentos, ocorrendo divórcios cujas causas alegadas, culpando-se  o outro, não são justificadas. No fundo o que acontece é a inexperiência  em vencer a frustração natural causada pela falta de percepção das  mudanças continuas no Universo, que também são expressas na vida de todo  nós.
 Todos os estudantes, sem excessão, experimentam ciclos no treinamento. As  vezes aprendem rapidamente e "tudo se encaixa" de uma  forma bastante  satisfatória. Outras vezes nada parece ir bem, os instrutores os corrigem  sempre e, nestes momentos, se a pessoa não estiver preparada, as aulas  parecem uma perda de tempo. Em psicologia freudiana isto se chama  "resistência", sendo um fato negativo muito grande para a cura.
 Nesses momentos é onde temos a maior oportunidade de testar nosso Aikido,  pois é quando podemos crescer e ir além da nossa costumeira aproximação  aos desafios que a vida nos oferece. Não é somente o Aikido que ensina  isto, mas por certo ele o faz para quem decide seguir este caminho com  determinação. Isto é verdade para cada um de nós, sejamos crianças ou  adultos,   rincipiantes ou graduados, inclusive para os instrutores.
 Todos lutamos para tentar atingir o nível seguinte de graduação em nosso  treinamento, e a maioria de nós pensamos que é sempre mais fácil para os  outros companheiros. Não é assim, porque o nível seguinte de nosso  treinamento é sempre difícil para todos e cada um de nós, justamente  porque é um nível mais avançado e mais alto, é um degrau a subir. Eis  porque as graduações são chamadas de "Dan" (degraus).
 Estudar Aikido é complexo, ocasionalmente frustrante, e as vezes difícil. Porém, trata-se de aprender algo vital para nos realizarmos como seres  humanos e adquirir a sabedoria e a alegria de viver.
 È muito importante começar a treinar o Aikido em  uma academia reconhecida  e que esteja vinculada com a FUNDAÇÃO AIKIKAI que fica no Japão, entidade  fundada e mantida tradicionalmente pela familia Ueshiba que mantém os  ideais do Fundador deste Caminho, o Kaiso, evitando-se desta forma,  começar a treinar de maneira errada, recebendo informações distorcidas e  adquirindo vícios que, uma vez adquiridos, são difíceis de corrigir
posteriormente.
 Treinar em um dojo supervisionado e fiscalizado pela Confederação  Brasileira de Aikido -BRAZIL AIKIKAI garante ensino de nível  internacional.



MENU

PÁGINA INICIAL

Contatos, solicitações de exame ou adesões - Fone: (011) 2577 5069 secretaria.brazil@aikikai.org.br

Confederação
O que é Aikido?
Beneficios
Doshu Cronologia
NOTICIAS
GRANDE EVENTO EM JUNHO 2007 COM CHRISTIAN TISSIER 7º DAN
Sobre alguns mestres do Brazil Aikikai
TITULOS DE ENSINO
OS BENEFÍCIOS DO AIKIDO
INFORMAÇÕES SOBRE O AIKIDO
Artigos, entrevistas, opiniões
ENDEREÇOS , LINKS DE DOJO ASSOCIADOS AO BRAZIL AIKIKAI
Formas de adesão ao BRAZIL AIKIKAI
Certificados
Custos de insumos e Taxas
Exigências técnicas e atividades para os exames
Candidatos aprovados nos exames do Brazil Aikikai
Exames
GASHUKUS E SEMINARIOS
COMO SOLICITAR SUA FILIAÇÃO AO BRAZIL AIKIKAI
As 3 categorias de associação
Objetivos e princípios do BRAZIL AIKIKAI
LOCAIS ONDE SE PODE TREINAR AIKIDO FILIADOS E RECONHECIDOS PELA CONFEDERAÇÃO
Painel de controle
Esconder