OS BENEFíCIOS DO AIKIDO


A pratica do Aikido, bem como das artes marciais japonesas tradicionais, não requer experiência prévia em artes Marciais, não depende da idade e pode ser praticado por todo tipo de pessoa. Se você está pensando em iniciar uma atividade física, e/ou fortalecer o corpo, mente e espírito aliado a um método efetivo de defesa pessoa, o Aikido é para você.

O AIKIDO é uma arte marcial japonesa tradicional, cujos vocábulos podem ser traduzidos da seguinte maneira: AI (harmonia/união), KI (energia/espírito), e DO (caminho). Não é um esporte nem uma arte de combate trata-se de uma prática cujo foco é a busca interior.
Homens, mulheres, crianças, adultos, pessoas na terceira idade, dos 6 aos 80 anos, são encontrados nos dojos (locais de prática) em todo o mundo.
Através de um exercício sincero e disciplinado consegue-se um eficaz método de defesa pessoal,. Durante o treinamento mudam-se os papéis de atacante e atacado e eles se desenvolvem mediante o estudo de técnicas eficientes de imobilização e projeção.

O estudante corrige sua postura e amplitude de seus movimentos através do trabalho e mãos nuas e, também, com armas como o "Jô" (bastão de madeira), o "bokken" (espada de madeira) e o "Tanto" (faca de madeira). No Aikido cultiva-se sete virtudes do guerreiro conforme o "Bushido" (código dos samurais): justiça, valor heróico, compaixão, cortesia, honra, sinceridade e o sentido de dever e lealdade.

O Aikido não é um esporte nem uma arte de combate. Ele trabalha o desenvolvimento da percepção, para enxergarmos melhor o mundo visivel e o invisivel, e passarmos a respeirar as leis que os regem (Kannagara no Micho). Na prática do Aikido desenvolve-se o relaxamento a concentração, a não-resistência, a ausência de espírito de competição, a respiração abdominal, a ausência do conceito de adversário, a consciência do "parceiro", biscando-se formar a idéia de complementariedade, sempre aumentando o uso do ki (Energia Interna). O treino apresenta benefícios, fisícos, bioçógicos, psicológicos, técnicos, e espirituais. Através de sua ginástica especial, baseada nos movimentos circulares de defesa e métodos de respiração alcança-se o melhoramento do sistema cardio-vascular, neuro-muscular e metabólico, além da melhora das aptidões e capacidades de coordenação motora, aumentando a saúde, a flexibilidade e a força.

Com o treinamento, a pessoa aprende um eficiente sistema de defesa pessoal, aprimorando nossa reação inconsciente e reflexiva diante de situações de conflito. O Aikido pode ser usado como defesa pessoal e inclusive muitas agências políciais e de segurança, guardas municipais usam o mesmo porque permite eficiência os agressores sem provocar a violência, e isso é algo muito importante no trabalho polícial e de segurança, visto que nem sempre os agressores são bandidos, e podem ser gente de bem que eventualmente se descontrolou emocionalmente. A federação possui um curso especifico para agentes de segurança chamado "TAKEPOL" (ver menu). No treinamento gera-se uma confiança maior em si e em seu potencial, criando habilidades para superar os obstáculos e medos mentais. Desenvolve-se o aumento da vontade, o auto-dominio e o conhecimento das qualidades e debilidades próprias.
Impregnado da filosofia japonesa tradicional que envolve muitas tradições religiosas, entre elas o sincretismo entre o xintoísmo, budismo, taoísmo e confucionismo, e no respeito às leis naturais, o treinamento do Aikido busca a percepção e o exercício da harmonia, unidade e ação conjunta entre corpo-mente-espírito, mediante a ressonância com todas as energias, seja através da respiração ou até na alternância dos fenômenos do dia-a-dia. No dojo se fazem grandes amizades, inclusive acontecem casamentos pois, na relação próxima, as pessoas acabam se conhecendo por inteiro, surgindo grande empatia e relações interpessoais diferentes da violência, dirigidas à compreensão e respeito ao outro, respeito esse extensivo ao meio ambiente, à natureza e ao universo. Outro aspecto importante é o aprendizado de como devemos lidar com a frustração.
Durante o treinamento em alguns momentos encontramos barreiras para progredir, e isto frustra o praticante, possibilitando-o confrontar-se com ela. A insistência em superar esses momentos, com a disciplina e a persistência ensinada no dia-a-dia do dojo, faz com que todos (adultos ou crianças) aprendam a passar por essas experiências e superá-las, coisa que será muito útil posteriormente em suas vidas, e esta possibilidade acaba sendo algo de enorme valor para nosso sucesso pessoal e profissional. A pessoa com espírito fraco, nestas ocasiões, tendem a perder a motivação ou mudar para outra atividade que não as frustre. O mesmo acontece em muitos casamentos, ocorrendo divórcios cujas causas alegadas, culpando-se o outro, não são justificadas. No fundo o que acontece é a inexperiência em vencer a frustração natural causada pela falta de percepção das mudanças continuas no Universo, que também são expressas na vida de todo nós.
Todos os estudantes, sem excessão, experimentam ciclos no treinamento. As vezes aprendem rapidamente e "tudo se encaixa" de uma forma bastante satisfatória. Outras vezes nada parece ir bem, os instrutores os corrigem sempre e, nestes momentos, se a pessoa não estiver preparada, as aulas parecem uma perda de tempo. Em psicologia freudiana isto se chama "resistência", sendo um fatonegativo muito grande para a cura. Nesses momentos é onde temos a maior oportunidade de testar nosso Aikido, pois é quando podemos crescer e ir além da nossa costumeira aproximação aos desafios que a vida nos oferece. Não é somente o Aikido que ensina isto, mas por certo ele o faz para quem decide seguir este caminho com determinação. Isto é verdade para cada um de nós, sejamos crianças ou adultos, principiantes ou graduados, inclusive para os instrutores.
Todos lutamos para tentar atingir o nível seguinte de graduação em nosso treinamento, e a maioria de nós pensamos que é sempre mais fácil para os outros companheiros. Não é assim, porque o nível seguinte de nosso treinamento é sempre difícil para todos e cada um de nós, justamente porque é um nível mais avançado e mais alto, é um degrau a subir. Eis porque as graduações são chamadas de "Dan" (degraus). Estudar Aikido é complexo, ocasionalmente frustrante, e as vezes difícil. Porém, trata-se de aprender algo vital para nos realizarmos como seres humanos e adquirir a sabedoria e a alegria de viver. É muito importante começar a treinar o Aikido em uma academia reconhecida e que esteja vinculada com a FUNDAÇÃO AIKIKAI que fica no Japão, entidade fundada e mantida tradicionalmente pela familia Ueshiba que mantém os ideais do Fundador deste Caminho, o Kaiso, evitando-se desta forma, começar a treinar de maneira errada, recebendo informações distorcidas e adquirindo vícios que, uma vez adquiridos, são difíceis de corrigir posteriormente. Treinar em um dojo supervisionado e fiscalizado pela Confederação Brasileira de Aikido - BRAZIL AIKIKAI garante ensino de nível internacional.



MENU

PÁGINA INICIAL

Contatos, solicitações de exame ou adesões - Fone: (011) 2577 5069 secretaria.brazil@aikikai.org.br

Confederação
O que é Aikido?
Beneficios
Doshu Cronologia
Objetivos e princípios do BRAZIL AIKIKAI
Exames
Certificados
Custos de insumos e Taxas
Exigências técnicas e atividades para os exames
INFORMAÇÕES SOBRE O AIKIDO
OS BENEFÍCIOS DO AIKIDO
TITULOS DE ENSINO
GRANDE EVENTO EM JUNHO 2007 COM CHRISTIAN TISSIER 7º DAN
Candidatos aprovados nos exames do Brazil Aikikai
Como associar-se
GASHUKUS E SEMINARIOS
ENDEREÇOS , LINKS DE DOJO ASSOCIADOS AO BRAZIL AIKIKAI
LOCAIS ONDE SE PODE TREINAR AIKIDO FILIADOS E RECONHECIDOS PELA CONFEDERAÇÃO
Painel de controle
Esconder